13 de out. de 2010

Planos para este ano

Cada vez que se inicia um ano tendemos a formular desejos, promessas, projectos, planos.


Alguns de nós, mais rigorosos, rígidos, precisos ou disciplinados, levarão à risca o percurso que delinearam e tenderão a cumpri-lo sem sair do caminho traçado.


Outros, indisciplinados como eu, seguirão por caminhos já traçados, mas, cansados de rotinas e previsibilidade, ensaiarão fugas, breves jogos de escondidas, paragens aqui e ali por puro deleite ou dois dedos de surpreendente conversa, vaguearão gostosamente por atalhos desconhecidos em busca de novos destinos.


Os passeios projectados para este ano passarão por uma breve abordagem ao novo acordo ortográfico e deter-se-ão um pouco mais na crónica.


Porquê esta escolha?


O acordo ortográfico


O acordo entrou em vigor a 13 de Maio de 2009, data em que começa a ser contado em Portugal o período de transição de 6 anos estipulado por lei, sendo, pois, 2015 o prazo limite para a adopção oficial da nova ortografia.

Para muitos as alterações na ortografia portuguesa são fonte de desacordo, dúvida e conjecturas diversas.

Não é fácil começar de repente a alterar hábitos de escrita adquiridos há muito, sobretudo quando não estamos seguros das novas regras.

Gostando de ler e escrever, preocupamo-nos com a correcção e actualização, mas temos consciência de que alguns "c", "p", uma ou outra maiúscula e um ou outro acento irão esgueirar-se subrepticiamente pelas frinchas da nossa distracção.
Este texto é viva prova disso.
Prometemos estar mais vigilantes.

A crónica
  • Porque, pelas suas características, a crónica nos permite abordar uma variedade de temas mais actuais ou mais reflexivos ou críticos;
  • Também nos oferece uma escolha desde os textos mais factuais aos mais poéticos
  • A crónica é em geral tão breve que poderemos tratá-los na nossa curta hora semanal.
E finalmente...
  • Há um mundo de assuntos que nos despertam a atenção e o desejo de pôr em escrita o que observamos e sentimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário